terça-feira, 14 de julho de 2009

... é a vida!

Mariana, a meio de um jogo de computador “…tenho medo de tocar na minha cauda e perder… mas se não tentar não sei se consigo!... é a vida!!!”

E é mesmo! Quantos sonhos deixei por tentar com medo de não conseguir! Quantos sonhos sonhados que poderiam hoje ser sonhos reais! Por falta de incentivo ou por falta de alento, mas sobretudo por falta de coragem de arriscar…
E quando o peso do que não fiz por não querer arriscar se tornou maior do que o peso do que consegui sem arriscar… aprendi!
Aprendi que mais importante ainda do que realmente conseguir… é a tentativa de lá chegar, é o sabor do desafio de tentar, é o orgulho de saber que lutei porque quis, apenas porque quis.
O resultado dessa luta? Se ganhei ou perdi? É absolutamente secundário. Eu diria mesmo que nunca, mas nunca perdi. Ou ganhei o que tentei conseguir ou ganhei o gosto imenso de saber que eu tentei. Que tive a coragem de tentar. E essa tentativa pode levar a uma opção de vida, à escolha de uma profissão, ao afirmar de uma opinião, ao nascer de uma amizade, à conquista de um amor… as tentativas de uma vida são infinitas, mas são todas especiais porque são nossas. Apenas nossas. À medida exacta dos nossos sonhos, dos mais pequenos até aos infinitos.
E se quisermos, cada uma dessas tentativas dá-nos a oportunidade de viver, de crescer e de ir mais longe. No conhecimento de nós próprios e dos nossos limites, mas também no respeito pelo nosso valor, no fortalecimento do nosso amor-próprio. E logo a seguir torna-se mais fácil amar o mundo, os outros e a vida.
Aliás, é isto que é viver. Só assim me sinto feliz. Viver de outro modo poderia talvez ser mais cómodo, mas não teria sabor de vida. Seria um mero esboço de ser e decididamente não valeria a pena o esforço de acordar todos os dias!

1 comentário:

  1. Mais vale arrependermo-nos pelo que fizemos do que por aquilo que deixamos de fazer!

    ResponderEliminar