sexta-feira, 19 de junho de 2009

A Formiga Matemática

Mais um texto infantil... não resisto a publicá-lo aqui. Não tenho intenção de fazer deste espaço um blog de “família”, mas lá em casa vivem três seres devoradores de livros, papel, canetas e lápis de cor, não só para escrever e pintar o papel propriamente dito, mas também para assim aprender a colorir a vida. É habitual ler-se, muito... e escrever vem naturalmente por acréscimo. Por imitação pura ou por força dos genes, os meus dois filhos escrevem imenso, naturalmente, desde que aprenderam as primeiras letras. Cada um no seu estilo próprio, tentativa após tentativa, personalidades diferentes que se unem no amor aos livros... e também (felizmente!) no amor ao mar...

Esta história foi escrita há dias pelo meu filho Diogo, 8 anos, quase 9:

A Formiga Matemática

Há muito, muito tempo atrás, quando nas escolas ainda não havia Matemática, nasceu uma bela formiga. Os seus pais deram-lhe o nome de Gonçalo.
Passados uns anos a formiga chegou ao 1º ciclo. A primeira coisa que a professora lhe ensinou foi a escrever. O Gonçalo escrevia bem mas tinha sempre na cabeça um nome que era Matemática. Esse nome não lhe saía da cabeça.
Até que um dia, quando o Gonçalo ainda tinha a palavra na cabeça, disse:
- Ma-te-má-ti-ca.
A professora perguntou:
- Qual é o significado dessa palavra?
- Não sei professora… acho que são números e sinais que brincam juntos – disse a formiga meio a tremer.
A professora estava muito espantada:
- Diz-me, diz-me, como é que se faz.
A formiga Gonçalo, com algum receio, disse:
- Então, primeiro é o um, depois o dois, o três, o quatro, o cinco, o seis, o sete, o oito, o nove, o dez e por aí fora.
A professora ficou impressionada e foi falar com o Presidente. O Presidente declarou a formiga Rei da Matemática.
Passados uns anos, o Gonçalo, ou seja, o Rei da Matemática, disse aos seus amigos:
- Daqui a um mês partirei num avião a jacto para as minas. Lá vive o meu amigo Jocasaint que sabe fazer poções mágicas.
Uma formiga perguntou:
- Mas esse teu amigo também é uma formiga?
- Não. Este meu amigo é um louva-a-deus, mas não se preocupem que não faz mal a ninguém!
- Que poção é essa que lhe vais pedir? – perguntou outra formiga do grupo.
- Vou pedir-lhe uma poção que me vai fazer ter o poder de meter a Matemática nas vossas cabeças e de pôr a Matemática também nas escolas dos humanos.
Durante esse mês o Rei da Matemática foi construindo o seu avião a jacto. Como era muito bom e rápido a fazer contas, conseguiu construí-lo só num mês.
Passado um mês, quando já tinha o avião todo pronto, despediu-se do formigueiro e vrummm! Lá foi ele para as minas que ficavam a 10 léguas do formigueiro.
Quando chegou às minas carregou no botão de transformação e aterrou. O avião transformou-se logo num carro a jacto e quando ligou o turbo foi a uma velocidade tremenda.
Ao chegar a caso do seu amigo, bateu à porta e apareceu logo o louva-a-deus:
- Entra – disse ele. Já estava a ver que não te via mais.
A formiga disse, muito apressada:
- Preciso que me faças uma poção para eu poder meter a Matemática na cabeça do meu formigueiro.
- Está bem, mas podias-me ir buscar ao armazém uma lata de poção mágica? – pediu o louva-a-deus.
- Sim. OK.
Quando a poção já estava pronta puseram-na no porta-bagagens. A formiga Gonçalo disse adeus e partiu.
Quando chegou ao seu formigueiro bebeu a poção mágica do seu amigo e começou a espalhar a Matemática por todo o lado, pelas formigas e por todas as escolas do mundo.
Assim conseguiu realizar o seu grande desejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário