sábado, 6 de junho de 2009

Cativar: Criar laços …

“”Cativar” quer dizer o quê?
- É uma coisa de que toda a gente se esqueceu – disse a raposa. – Quer dizer “criar laços”…
- Criar laços?
- Sim, laços – disse a raposa. - Ora vê: por enquanto tu não és para mim senão um rapazinho perfeitamente igual a cem mil outros rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Por enquanto eu não sou para ti senão uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativares, passamos a precisar um do outro. Passas a ser único no mundo para mim. E eu também passo a ser única no mundo para ti…”
in “O Principezinho”, Antoine de Saint-Exupéry


Os livros criam laços. Entre quem os lê, entre quem os partilha... Entre as pessoas e a felicidade. Entre a vida e o sonho, entre a coragem e a obra…
Podem ser imensos, podem invadir-nos, perturbar-nos, levar-nos para além do infinito, sabendo que para além da imensidão ainda nos espera o absoluto.
Os livros ensinam o que já temos na alma, mas que por algum acaso esquecemos.
São palavras ditas, criadas, rasgadas, atiradas, misturadas ao sabor de um momento, mas que quando encontram caminho em nós, têm o poder maior de recriar o nosso mundo.
Partilhar um livro é dividir um tesouro, é sempre encontrar um amigo. É ser feliz.

4 comentários:

  1. Poderia ficar surpresa, mas não fico. So podia ser "Le petit Prince" o primeiro livro que ofereço sempre aos meninos que aprendem a ler. Temos 3, ca em casa, 2 em português e um em Francês que recomendo. Como recomendo todos os outros livros de Saint-Exupery, Boris Vian, Sartre, Cocteau e Proust. Aprivover, criar laços, e o que passamos parte da vida a tentar fazer, e outra parte a tentar mantê-los.
    Tento tdos os dias na sala de aula ou em casa com as minhas filhas,tento passar-lhe as mensagens desse livro e desta historia em particular. Na escola e dificil! São poucos os que querem ouvir a professora de biologia a falar de "criar laços", manter o coração aberto para amar,lembrarmo-nos de quem partiu, seja pelo seu olhar azul, seja pela mar que o traz em cada onda.Li muitos livros depois do Princepesinho, e todos eles me abriram portas, portas deixei abertas para aqueles com quem partilhei as leituras.Fico feliz por encontrar-te,e partilhar contido "notre Petit Prince". E claro por gostares de linkin Park. Posso sugerir um som muito diferente, meio louco mas perfeito " Gottam Project" e "Melindo". São so sugestoes. Tambem agradeço as tuas.
    Clara

    ResponderEliminar
  2. "O Principezinho" foi o primeiro livro que me lembro me ter feito sonhar... já não sei a minha idade na altura, talvez 5 ou 6 anos. É um livro que resume tudo aquilo em que eu acredito e que acredito que a vida deve ser. Tenho dois em casa, um dia não encontrei o primeiro e fui logo a correr comprar outro..
    A Biologia.. é curioso, é uma das minhas paixões, apesar de não ter seguido esse caminho. Limito-me a ler, muitos ensaios para "leigos" como eu... é um mundo fascinante. Geralmente depois de um livro que tenha "mexido" muito comigo, "refugiu-me" num outro mais científico...para me equilibar.
    Claro que vou seguir as tuas sugestões. Adoro Linkin Park e estou a "descobrir" Band of Horses... e estou a gostar muito!

    ResponderEliminar
  3. e os placebo lançaram agora um novo cd. comprei-o ontem. não é que estes rapazes precisem de mais publicidade, mas o disco é soberbo! acho que a Clara quis dizer Melingo, é um argentino meio tresloucado, tango muito alternativo, fui vê-lo ao coliseu o mês passado e o fulano, já descalço no final, apertou-me a mão!

    ResponderEliminar
  4. ... os Placebo, há algum tempo que não ouço! Uma boa sugestão para as minhas viagens diárias A21,A8.... A8,A21. Os Band of Horses conquistaram-me já de vez... Gottam Project e Melingo tenho de investigar.

    ResponderEliminar