terça-feira, 2 de junho de 2009

No início era o mar

No início era o mar... uma imensidão azul, brilhante de uma intensa maresia que nos chegava .. e nos penetrava cada poro, nos invadia com o ar que respirávamos, nos sugava a alma... e no-la devolvia maior!
Naqueles dias eu ainda não sabia o que o mar acrescenta em nós.
Sentia apenas a frescura da areia molhada que me arrepiava os pés, sentia a sua firmeza suave sob a pele, e sentia a vontade de continuar em frente, sempre em frente, sem medos nem temores.
Sentia a espuma a chegar... mais uma onda ... o suave balançar, a mão do meu pai que me arrancava a uma onda maior e me ensinava a confiar. No mar, como na vida.
Mas por vezes o mar tomava conta de mim, ultrapassava-me, fazia-me pequena, mais do que eu era. E eu aprendi o desafio e a coragem para o vencer.
Mais tarde, junto ao mar chegaram os amigos... as brincadeiras, as emoções. O alargar de horizontes, o apoiar, o ouvir e o partilhar. Aprendi a amizade.
E de repente... chegou a emoção maior, o arrepio da alma que nos leva para além de nós e para além do mar. Aprendi o amor.
Chegou também a dor, a dor de perder, a dor de não ser. Temi...
Mas, naqueles dias, esquecida de mim, via o sol, o azul do céu, o azul do mar, o azul sem fim...
E aprendi o que me chegou do mar e que sempre havia de perdurar em mim: a felicidade.

9 comentários:

  1. parabéns pelo blog!
    como num mar de inverno a coragem veio à superfície.
    o mar tem, de facto, estranho efeito sobre a alma. no mar estamos sempre sós. com a violenta amplidão do impronunciável a rodear-nos mas assim sós como num espaço celeste. e, no entanto, é esse efeito que nos une na nossa mais funda humanidade. quem sabe um dia uma onda a carrega debaixo dos pés... vou voltar com regularidade.

    ResponderEliminar
  2. Gostei da visualização que fazes do mar, bem como interpretas a maresia, chega a ser agreste, mas um agreste bom, divino, sente-se o salgado do mar. Quando dizes que aprendes-te a amizade no mar, pois bem, quase todos os meus amigos, foram "feitos" no mar, junto a ele, perto dele, ou então, por causa dele.São os amigos que tenho para todo o sempre, uns já partiram, mas o mar têm destas coisas, transcende-nos e dá-nos sempre mais.
    Vai ver o Blog Caparica Madrugas, encontrarás novos amigos com a mesma paixão.E já agora uma segestão se não viste, vê o filme "Big Wednesday", ou "Três amigos".Aloha

    ResponderEliminar
  3. Surfing with an Alien:
    Obrigada pela força e pelas palavras amigas !
    Por vezes já estamos à beira-mar mas falta-nos a onda que nos leve mais longe...
    É uma honra para mim ter como primeiro seguidor um verdadeiro ESCRITOR (não há assim tantos por aí !...)
    Vou continuar a acompanhar as ondas... as do mar... e as das tuas palavras escritas (no blog e nos muitos livros que ainda estão para vir...)
    Só mais uma nota: Band of Horses, não conhecia ... muito, muito bom mesmo !
    Obrigada !!!

    Quim:
    Obrigada pelo comentário e por seguires o meu blog! Já te “conhecia” do Marés de Inverno e gosto sempre do que tens a dizer: calmo, sensato, sempre uma palavra certa ..
    Vou seguir as sugestões ...

    ResponderEliminar
  4. é das minhas bandas preferidas... band of horses... dos dois LP, elejo o «everything all the time»... soberbo. talvez queiras também procurar na net british sea power ou interpol. com algum cuidado, sempre com algum cuidado quando sugiro alguma coisa, proponho os iliketrains... mas pode ser algo depressivo melancólico e é um som áspero carregado de distorção. mas foi a única banda que me surpreendeu nos últimos anos e continua a surpreender.
    engraçado, embora ainda não conheça o Quim, a ideia que faço dele está na forma como o descreves :) o filme é mágico! clássico, clássico.

    ResponderEliminar
  5. Olá! è uma visita tímida mas com muita vontade de o fazer. Admiro a coragem de teres criado um blog, assim de uma acentada com a força que vem do teu amor pelo mar,e por tudo o falas. O amor é realmente o que nos move. Gostei do que escreveste. Também escrevo , escrevo porque sem isso não posso viver,publiquei algumas coisas no netlog e desisti porque não era isso que eu queria.Parabéns!voi continuar a visitar.te!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo inicio.. Espero a continuação ;)

    ResponderEliminar
  7. Surfing with an Alien:
    Obrigada pelas sugestões... matéria para pesquisar no fds! Voltarei ao tema...

    Clara Correia:
    Ainda bem que vieste! Gosto que que escreves e das tuas opiniões, que sabes sempre defender!
    Confesso que "isto" é uma experiência nova para mim, mas passo a passo, à medida do meu tempo (que nem sempre é todo aquele que quero) lá vou seguindo... e enquanto me sentir bem, ficarei por cá...
    Volta sempre...

    Rui aka Bushman:
    Obrigada pelo incentivo...

    ResponderEliminar
  8. Amiga
    Parabéns pela tua coragem e valentia!
    Tenho orgulho em ti como Amiga, como Mulher e como Ser Humano fantástico que és!
    Mas, ainda mais, é uma benção que agradeço todos os dias, o facto de te ter como Amiga.
    Adoro -te

    ResponderEliminar